5 dicas para planejar um casamento sustentável

Casar é sempre um momento especial, mas já pensou em planejar uma festa incrível e ainda alinhar ele com a sustentabilidade? Vim aqui te contar que é possível! Por isso, separei 5 dicas para planejar um casamento sustentável e inspirador, para os seus convidados e para o planeta.

A ideia é fazer uma comemoração lixo zero, diminuindo impactos ambientais e produzindo o mínimo de resíduos e desperdícios possíveis. De quebra, os convidados ainda embarcam nesse movimento tão importante no atual momento. Todas as imagens desse post estão separadas, então você pode clicar em cima dela e salvá-las no Pinterest para guardar as inspirações ♥

1. Convites digitais ou com papel ecológico

Substituir o convite convencional por convites digitais é uma alternativa moderna e sustentável, além do custo ser menor. Dá pra criar a arte do convite em formatos para Whatsapp e redes sociais. Desse jeito, dá pra diminuir o número de poluentes. Nesse caso, é o papel.

Se você faz parte do time de pessoas que ama uma cerimônia tradicional e não abre mão do convite convencional, é possível fazer o convite em papel semente. Nesse tipo de papel, é colocado sementes de flores e hortaliças na hora de produzi-lo. Isso significa que, depois o seu convite pode ser picado, plantado e se transformar numa plantinha! Certeza de que seus familiares e amigos lembrarão da sua cerimônia com muito carinho. Outra opção pode ser o papel reciclado.

+ + + leia também: Como fazer as suas roupas durarem mais

planejar um casamento sustentável
Eco sustainable wedding in Kent, Kent Wedding photographer

2. “O mais sustentável é o que já existe!”

Essa é uma das minhas frases favoritas, então aqui eu recomendo que você leve a sua história para o dia mais importante da sua vida. Utilizar o vestido de casamento da sua mãe, encontrar a peça perfeita perdida num brechó… Nessas opções você pode remodelá-lo e deixar do jeito que você quer. Outra opção seria alugar um vestido.

Reaproveitar coisas que já existem também pode incluir acessórios, véu, arranjo de cabelo, sapato, etc.

3. Caso queira comprar, escolha materiais de menor impacto

Já existe no mercado diversos tipos de tecido que causam menos impacto no meio ambiente. Se costurar uma peça do zero é a sua escolha, busque por tecidos mais sustentáveis como o com fibra de bambu, linho, ou modal. Essas alternativas contribuem com a diminuição do uso de pesticidas, químicos, uso de água, energia e a formação de lixo.

4. Evite descartes desnecessários

Quanto menos descartáveis, melhor. Principalmente aqueles que virarão lixos problemáticos como os canudos e copos plásticos. A melhor opção é substituir por copos e canudos reutilizáveis. Seus convidados podem até levar esses itens pra casa como recordação do seu casamento (e usar no dia a dia deles!).

As flores da cerimônia também precisam causar um impacto positivo após decorarem a cerimônia. Dá pra substituir as flores convencionais por plantas que seus convidados poderão levar pra casa. Arranjos que viram presentes também é uma ótima opção.

Embalagem de docinho e salgados estão inclusos nessa categoria, okay? Se não conseguir evitar os descartáveis na comida, pelo menos evite as embalagens plásticas.

5. Casamento ao ar livre is the best! Decoração sustentável também!

Nada melhor do que um casamento ao ar livre para praticar e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade. Lugares como uma praia, chácara ou até mesmo um jardim, conecta seus convidados à natureza e enfatiza a causa sustentável.  Na decoração, dá pra investir em materiais como palha, fibras naturais e pequenas flores. Menos impacto e com muito charme.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Não esquece de me seguir no Instagram e no Youtube. Compartilha esse post também com os amigos. Estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.