Viver uma vida mais sustentável é conseguir sair da nossa zona de conforto. Eu digo isso porque muitas vezes é necessário adquirir novos hábitos e questionar tudo o que já existe. Por outro lado, por mais que viver uma vida mais verde pareça um bicho de sete cabeças, vim aqui dizer não não. Por isso, separei 6 dicas para você começar a viver uma vida mais sustentável. Todas elas baseadas nos Rs da sustentabilidade:
REPENSAR
Eu acredito que tudo começa por aqui. Viver com menos impacto é sair da nossa zona de conforto e começar a olhar para o que está ao nosso redor. Quando começamos a repensar nossos hábitos (de consumo, inclusive), vão começar a ascender luzinhas de alerta na sua cabeça que gerarão questionamentos como: “hmm, quem será que fez essas roupas?”, “eu preciso disso mesmo?”, “E todo esse lixo?”, “quanto de impacto isso aqui vai gerar?”.
RECUSAR
Confesso que esse foi um dos passos mais difíceis pra mim, mas que eu sobrevivi com louvor (talvez porque eu tenha uma dificuldade grande de dizer não). Recusar é um passo importante para que a gente não coloque mais coisas no mundo que gere um impacto negativo. Então, a ideia é recusar canudos plásticos, sacolas, copos e mais o que você imaginar que será descartável. Pra substituir tudo isso, você pode optar por reutilizáveis.
REDUZIR
A ideia aqui é fazer com que o consumo de energia e a quantidade de lixo produzida seja a menor possível. Podemos evitar descartáveis, priorizar embalagens retornáveis e investir em bens que durem por mais tempo (bem minimalista essa atitude é!). Investindo em produtos que durem mais, você não precisará substituir o que você já tem tão cedo.
+ + + Leia também: Conheça os 4 impactos da indústria têxtil
REUTILIZAR
Ao reutilizar um produto, você aumenta a vida útil daquele item e reduz a produção de lixo. Uma prática muito simples foi a que a nós começamos a fazer aqui em casa. A gente opta por embalagens como potes de vidro para que quando o produto acabe, a gente possa reutilizar pra outras coisas como guardar temperos ou grãos. Comprar em brechós, reutilizar móveis para outros fins também são atitudes muito positivas!
REPARAR
Quando nós reparamos alguma coisa, também aumentamos o tempo de vida dela. Aqui vale muito para roupas e acessórios. Quando um sapato descola ou uma roupa rasga, qual é o seu primeiro impulso? Levar para um sapateiro ajeitar ou pra uma costureira, além de evitarmos um resíduo que poderia ser evitado, também fortalece esses o trabalho desses profissionais.
RECICLAR
Se o produto não puder ser reutilizado, a melhor alternativa é a reciclagem. Além de ajudar a evitar que esse lixo seja encaminhado para aterros sanitários ou polua o meio ambiente, a reciclagem reduz o consumo de recursos naturais usados como matéria-prima do processo produtivo comum. Isso provoca também uma redução no consumo de água e energia, e ainda gera emprego. ;)
ESPERO QUE COM ESSE POST, EU POSSA TER CONTRIBUÍDO PARA A SUA JORNADA MAIS CONSCIENTE. NÃO ESQUECE DE ME SEGUIR NO INSTAGRAM E LÁ NO YOUTUBE!