6 documentários para você se tornar mais consciente

Estamos vivendo num modelo de sociedade que a busca por um estilo de vida consciente tem se tornado cada vez mais importante – é urgente, na verdade. E nessa busca, nada é mais importante do que conhecer sobre os problemas que estamos lidando e o que é necessário ser feito pra reverter essa situação. Tanto ambientalmente quanto socialmente. Acreditamos fielmente que nada é mais transformador do que a consciência que a informação nos traz.

Pra te ajudar nessa trajetória, reuni aqui 6 documentários para você se tornar mais consciente consciente. Cada um com a sua particularidade e com discursos que vão te fazer pensar – e isso é ótimo!

Oceanos de Plástico

Um documentário que fala sobre os impactos do plástico na vida marítima, e por osmose, na sobrevivência de nós seres humanos. Tem base científica e conta com o depoimento de engenheiros, conservacionistas e cientistas, e propõe soluções efetivas para esse problema. O documentário foi filmado em diversos locais, inclusive lugares remotos, mostrando os impactos da poluição plástica e as consequências dessa poluição ao meio ambiente, para os ecossistemas e para a saúde humana. (Tem na Netflix!)

The True Cost

Quem faz as suas roupas? Um documentário super importante que mostra a realidade por trás da indústria da moda fast fashion. Foi filmado em diversos locais de mundo e busca detectar de maneira bem abrangente as diferentes nuances e impactos desta indústria, que se baseia no lucro e crescimento ilimitado. Ele levanta discussões não só sobre a moda, mas toda a atuação empresarial que tem como único objetivo a lucratividade acima de qualquer coisa – ou de qualquer um.  (Tem na Netflix!)

Seremos história?

Um documentário produzido por Leonardo DiCaprio em parceria com a National Geographic. Ele acompanha três viagens realizadas pelo ator – nomeado pela ONU mensageiro da Paz – em busca de respostas sobre as mudanças climáticas. Mostra as consequências dessas mudanças as suas consequências in loco e quais ações são necessárias para minimizá-la. Vários cientistas renomados, e personalidades como Barack Obama e Papa Francisco também fornecem o seu ponto de vista sobre a questão. (Tem na Netflix!)

Negritudes Brasileiras

Documentário lançado pela Youtuber Nataly Néri juntamente com o coletivo Gleba Do Pêssego. A produção procura explicar, através da vivência e relatos de especialistas, a descoberta da identidade negra no Brasil. O que seria ser negro em um país como este, onde o mito da miscigenação permanece no discurso de tanta gente? (assista aqui!)

Minimalism: a documentary about the importante things

Mais do que um documentário sobre consumo consciente, fala também sobre a importância de valorizar as coisas que realmente importam para criar uma vida com mais propósito. Dois amigos contam como foi fazer a transição de suas “carreiras de sucesso” para uma vida mais significativa. O documentário não exclui a necessidade de bens materiais, e sim, busca desmistificar a ideia de que a felicidade se encontra no ‘ter’. (Tem na Netflix!)

+ + + leia também: O que é minimalismo?

Real Value

Esse é um daqueles documentários incríveis sobre economia e sustentabilidade que trata sobre valor compartilhado (geração de valor além do lucro), valores humanos e economia local. O documentário mostra os negócios como uma força de mudança poderosa, que pode gerar impactos sociais e ecológicos positivos quando concentra-se nas pessoas e no planeta e não apenas no lucro.(assista aqui!)

Esses foram os 6 documentários para você se tornar mais consciente. Qual outro documentário você acha que deveria estar nessa lista?

 

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.