Como evitar descartáveis fora de casa

Sabemos que sacolas plásticas são problemáticas e já existem leis que proíbem o uso de canudos plásticos em alguns estados do país. Conhecimento e iniciativas governamentais são muito importantes, mas nós também somos responsáveis por contribuir para um meio ambiente melhor e com menos lixo.

A ideia aqui é evitar um dos lixos mais prejudiciais: os descartáveis.

 

Garrafa

Carrego sempre com água, daí evito de precisar comprar garrafas plásticas (PET) na rua. Além de ser um lixo bem prejudicial para o planeta, já existem pesquisas que essas garrafas também são prejudiciais para o seu humano. Elas possuem ftalatos, BPA e xenoestrogênio em sua composição, substâncias que podem contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças como desregulação endócrina e problemas hormonais.

Copo retrátil

Fiz um post aqui no blog quando eu ganhei o meu copo reutilizável. Ele é do projeto Menos 1 Lixo, é feito de silicone e com responsabilidade ambiental. Dá pra beber tanto coisas quentes quanto frias e comporta até 400ml de bebida. Daí a gente evita o uso de qualquer copo descartável, seja em restaurantes ou aquele cafezinho que você toma no seu local de trabalho.

Como evitar descartáveis fora de casa

Talheres

Comprei esses talheres no Mercado Livre (infelizmente, perdi o link), mas também já encontrei no Paz em Gaia e em algumas lojas de artigos para camping. Uso pra tomar sorvete fora de casa ou para evitar descartáveis em alguns lugares. Também evito aqueles talheres que vem embalados em plástico. Os meus são dobráveis e ficam bem compactos dentro da bolsa!

Canudo

Se você nunca viu o vídeo da tartaruga marinha com um canudo preso na narina, quando você ver, é provável que nunca mais usará canudos descartáveis na vida. Os meus são de inox e reutilizáveis. Existem de outros materiais também, como o de vidro e de bambu.

Sacola reutilizável (ecobag)

A minha não é das mais sustentáveis do mundo, mas eu não quis substituir por uma mais sustentável se eu já tenho uma em perfeito estado. Gosto dela porque ela é super compacta e cabe em qualquer lugar! A intenção de sempre ter uma ecobag dentro da bolsa é evitar sacolas plásticas. Levo sempre comigo para o caso de eu precisar comprar algo enquanto estou fora de casa.

 

Como você tem produzido menos lixo na hora de comer fora de casa?

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.