Como fazer suas roupas durarem mais

Antes de começar esse post, eu quero te perguntar uma coisa: Como você cuida das suas roupas?

 

É muito importante porque a maneira como você cuida das suas roupas faz toda a diferença. Uma roupa que não é bem cuidada estragará mais rápido e logo se tornará o que nós chamamos de resíduo têxtil. Resíduos têxteis não são só despejados por empresas e marcas na hora da produção, mas também é nosso, quando jogamos roupas que não nos serve mais no lixo (e elas vão parar direto nos lixões e aterros).

O ciclo de uma peça começa desde a produção da fibra que formará o tecido, passando pela fiação desse tecido, confecção da roupa, uso e manutenção dessa roupa até o fim de sua vida. Quanto menos bem cuidada for a sua peça, mais curto será o ciclo de vida dela.

Roupa bem cuidada significa roupa que dura mais tempo. E claro, quando roupas duram mais, você não precisa comprar novas e já intercepta ali toda uma ideia de moda descartável.

Mas como que faz isso?

Toda roupa vem falando sobre o tecido que ela é feita e como cuidar dela. Geralmente, naquela etiqueta grande que é a primeira coisa que a gente corta quando chega em casa porque incomoda, pinica, coça, fura, etc. Vamos parar de cortar essas etiquetas! Esse é o primeiro passo.

+ + + leia também: 9 dicas para ter um guarda roupa mais sustentável

O segundo é conhecer os símbolos que estão nessa etiqueta. Cada um representa algo diferente que você precisa saber. É bem provável que você tenha peças que precisem de cuidados diferentes no seu guarda roupa. Qual o tipo de lavagem, temperatura da água, tipo de alvejante, se é pra lavar a seco e por aí vai. Criei gráficos que indicam o significado de cada símbolo! Fiquem a vontade para pinar no Pinterest e consultar sem moderação. ♥

como fazer suas roupas durarem mais

A lavagem das roupas é uma das partes mais importantes. Certifique-se de que a sua peça pode ser lavada na máquina ou à mão. Isso é de extrema importância porque uma lavagem incorreta pode estragar o tecido da sua roupa. Algumas peças só são permitidas lavagem à seco (sempre feitas em lavanderias). Nesse caso, encontre um local que você confia para fazer esse serviço.

+ + + leia também: O que é consumo consciente?

Atente-se também se os símbolos indicam a temperatura da água. Se um símbolo de lavagem indicar lavagem a 40 °C, você pode lavar o item a 30 °C. Lavar em uma temperatura mais baixa ajuda a preservar o meio-ambiente e é bem mais econômico.

como fazer suas roupas durarem mais

Já os tipos de secagem, algumas peças podem ser secas utilizando secadora. Já outras, é recomendada a secagem em varal. É sempre importante checar em qual posição a sua roupa deve ser pendurada e se é preferível que ela seque à sombra. Para passar sua peça, verifique quais são as temperaturas recomendadas. Algumas roupas não precisam passar, principalmente a de tecidos mais leves, que podem ser guardados imediatamente após a secagem.

*IMPORTANTE: As etiquetas, além de te mostrar como cuidar de uma peça, são importantes também pra você saber de qual fibra a sua roupa é feita. Na hora dela ser descartada, sua roupa pode ser RECICLADA. Sim, roupas são recicláveis, mas não são recicladas.

PAREM DE CORTAR ETIQUETAS.

Espero que com esse post, eu possa ter contribuído para que suas peças durem mais e mais! Não esquece de me seguir no Instagram e lá no Youtube!

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.