Como gerar menos lixo comendo fora de casa

Na busca por uma vida com mais propósito e sustentável, um dos principais problemas que enfrentamos é a quantidade de lixo proveniente de descartáveis. E esse lixo é encontrado principalmente em restaurantes, cafés e fast foods. Pensando nisso, elaboramos um guia para você conseguir diminuir a produção desse tipo de resíduo.

 

♥ Evite lugares onde a comida vem em muitos descartáveis

Os lugares onde podemos encontrar mais resíduos descartáveis são restaurantes fast food. O sanduíche vem numa caixa, as batatas em outra, o molho vem num copinho de plástico, o canudo (que já é um grande problema para o meio ambiente porque não é reciclável) vem dentro de outro plástico, refrigerante num copo plástico com uma tampa plástica… É lixo que não acaba mais. Evite consumir comida que gere muitos resíduos. Se for possível, aplique a dica que vem logo a seguir ;)

♥ Carregue reutilizáveis com você

Comer em um lugar que não te gere trocentos lixo já é um grande passo, mas é sempre possível fazer o rolê ficar mais legal carregando os seus próprios utensílios. Canudo de metal/bambu/vidro, garrafa de água (para não comprar aquela garrafa plástica de água), seus próprios talheres (a maioria deles estão dentro de um saquinho plástico) e até mesmo um copo (eu tenho um que já mostrei aqui) já ajuda bastante. Na hora de comer, recuse os descartáveis e diga que trouxe o seu próprio. Muitas vezes, peço o suco direto no meu copo ou em algum copo de vídeo, caso o restaurante ofereça essa opção. Nunca fui mal atendida por um atendente quando faço isso. A maioria deles é bem gentil e até fala “O planeta agradece, né?”.

Deixei nas imagens acima alguns exemplos que eu venho colocando em prática no meu dia a dia.

Como gerar menos lixo comendo fora de casa

♥ Só coloque no seu prato o que você vai comer

Talvez seja uma das dicas mais clichês, porém ainda há muito desperdício de comida no mundo e evitar que esse desperdício aconteça também é uma atitude sustentável. Toda comida vem de um processo mais longo do que conseguimos enxergar. Envolve logísticas de plantio (e toda a gestão do cultivo), ensaque, transporte, venda e compra até o preparo dela. Tenha consciência de que a comida passa por um longo caminho até chegar no seu prato. Valorize-a.

+ + + leia também: 9 dicas para ter um guarda roupa mais sustentável

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês nesse processo tão complexo que é viver uma vida com mais propósito. As pequenas atitudes são as que mais impactam se nós a fizermos juntxs.

Quer acompanhar mais dicas como essa em outros formatos? Me segue no Instagram e também no Youtube!

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.