Conheça os 4 impactos da indústria têxtil

Você conhece os impactos da indústria têxtil? Já falamos diversas vezes do quanto precisamos modificar a maneira como produzimos e consumimos moda, mas nunca listamos aqui o porquê dessa necessidade ser tão urgente. A indústria têxtil é um dos pilares mais problemáticos para o problema de insustentabilidade que estamos vivendo. Listamos aqui quais são os 4 principais impactos que a fabricação de tecido vem causando no meio ambiente, segundo Elena Salcedo, escritora do livro Moda Ética para um Futuro Sustentável:

+ + + leia também: Como fazer suas roupas durarem mais

Água

Sem ela, não conseguimos viver, não é verdade? A questão é que a produção de peças exige (e muito!) da nossa água. Para fazer uma camiseta de algodão, por exemplo, são necessários 2.700 litros de água. Isso porque as etapas de produção, assim como as fases que se seguem na vida útil de uma peça de roupa, precisam de um uso intensivo de água. Poderemos, como consequência, gerar uma escassez alarmante. Estima-se que a indústria têxtil mundial utilize 387 bilhões de litros de água por ano.

Química

20% da contaminação das águas, considerando todas as atividades industriais do planeta, vêm da indústria têxtil. Essa contaminação é proveniente dos inúmeros produtos químicos utilizados nos processos de extração e cultivo de matérias-primas para a produção de fios, tecidos e roupas.

4 impactos da indústria têxtil

Resíduos Sólidos

Os resíduos são não só as peças que futuramente serão descartadas, mas também aqueles que são gerados durante a produção dela. Isso inclui pedaços de tecido, embalagens não reutilizáveis ou não recicláveis. Dados apontam que, só nos Estados Unidos, por exemplo, 5% do total de resíduos produzidos pelo país vem da indústria têxtil.

+ + + leia mais: 9 dicas para ter um guarda roupa mais sustentável

Recursos da Terra e energia

Sabia que 58% das fibras têxteis produzidas mundialmente vêm do petróleo? E o petróleo, claro, é um recurso finito. Além de depender de recursos que um dia acabarão, a fabricação de outras matérias primas tem exigido ainda mais da terra. Ela acaba deixando de ser aproveitada para outras coisas, como por exemplo, o cultivo de alimentos.

 

Todos esses 4 impactos da indústria têxtil acabam tomando proporções que a gente nem consegue imaginar. Se considerarmos que o consumo de roupas está ficando cada vez maior, como poderemos sanar esse problema? Acho que há muito para ser feito e solucionado.

Já me segue nas outras redes sociais? Youtube | Instagram

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.