Desacelerando – O que é slow fashion?

Dentre todos os assuntos de moda que a gente sempre aborda aqui no blog, achei que falar sobre o que é slow fashion seria importante. Mas a gente não pode falar de slow fashion sem antes entender sobre consumo consciente. Sim, nós já falamos sobre ele nesse post aqui, mas entendê-lo também não é o bastante. A gente precisa praticá-lo também.

Ficou confusa? Bem, até eu fiquei. Mas vamos esclarecer melhor as coisas por aqui: Todo mundo que tenta seguir o consumo consciente, acaba desistindo no meio do caminho. Os motivos são sempre porque acham que é difícil, ou porque não entendem os princípios básicos dele. O consumo consciente vivenciado sem radicalismos, tendo o mínimo de bom senso sobre a sua importância social e ecológica nos dias de hoje.

Vivenciar o consumo consciente com responsabilidade é a parte que eu quero chegar. Porque, por mais que a gente busque sempre ter a consciência do que estamos comprando, por mais que discutimos esse assunto diversas vezes, sempre haverá um momento em que compraremos algo impulsivamente. E vamos esclarecer mais uma coisa aqui, migas. Comprar impulsivamente não quer dizer torrar nosso dinheiro com coisas que não são necessárias, é adquirir coisas que a gente não precisa só pelo prazer de comprar – e não pelo prazer de ter.

o que é slow fashion

Vou explicar:

Suponhamos que você entre numa loja de maquiagem e experimente um batom lindíssimo. Logo que você percebe que a cor fica maravilhosa em você, então você o compra. Você não precisava de um batom porque já possui muitos, mas aquele batom te trouxe satisfação. Ele vai levantar a sua autoestima, te renovar, etc. Ou então quando você está triste/deprimidx/entediadx/feliz da vida e com dinheiro sobrando, e entra nessa loja de maquiagem pra comprar um novo batom que não tem nada a ver com você, mas que você compra só pelo prazer de comprar. Ambas atitudes vão de encontro a compra compulsiva.

E sinto em informar, migas, o consumo compulsivo não tem cura. Mas ele pode ser controlado para que nos tornemos compradorxs responsáveis. E é aí que entra o slow fashion, que vem se opor ao fast fashion. De encontro a velocidade de informação que é produzida, recebida, consumida e descartada. Sabemos que esse ciclo, por causa do fast fashion, está cada vez mais rápido e a maneira como enjoamos das coisas também acompanha essa velocidade. Vemos um objeto, compramos, usamos e descartamos. Mas roupa não estraga como comida, gente. Ela é um bem durável. E onde vai parar essa roupa quando você a descarta?

O slow fashion veio pra desacelerar esse processo e já existem marcas que levantam essa bandeira (citei algumas nesse post aqui). Faz parte não só de entender as nossas necessidades e repensar nossos hábitos de consumo, mas também ter consciência de como certas marcas estão produzindo esses produtos de moda – assunto esse que eu vou falar nos próximos posts por aqui.

o que é slow fashion

Minimalismo, consumo consciente, slow fashion… Já percebeu como todos esses assuntos estão interligados? A verdade é que precisamos mesmo nos acalmar. Sempre haverá aquele momento em que você sentirá vontade de comprar algo e tentará justificar aquela compra na sua cabeça, buscando mil argumentos pelos quais precisamos daquele sapato ou vestido. Vim então sugerir que possamos repensar o que e porque estamos consumindo. Que possamos desacelerar de verdade e substituir esses hábitos por coisas que realmente possam valer a pena e nos enriquecer como pessoas. Quem está comigo nessa?

+++ leia também: Uma reflexão sobre onde compramos nossas peças de roupa.

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.