Em busca do estilo próprio | Por onde começar

Algumas pessoas me perguntam como conseguir um estilo próprio e eu sempre me pego refletindo como responder de uma maneira que possa realmente ajudar o outro de alguma forma. Decidi então contar um pouco sobre a experiência e o que aprendi durante esse tempo e a partir daí, podemos conversar sobre isso sempre por aqui, pode ser?

Então por onde começamos?

Encontrar um estilo é conseguir ter contato consigo mesmo. É se conhecer melhor do que ninguém te conhece. Profundo demais? Mas é bem por aí. O estilo é um meio que temos de materializar o que somos. É nos expressarmos através da roupa. Para fazer isso com excelência, é necessário autoconhecimento. Não tem pra onde correr. Quanto mais sabemos quem somos, do que gostamos e em que acreditamos, mais fácil fica.

encontre-seu-estilo

>>>> Quem sou eu e que vida eu levo?

Quando decidi correr em busca disso, passei por um longo período de reflexão. Eu criava milhares de pastas no computador (em tempos em que Pinterest não existia) com inspirações de possíveis looks que eu poderia usar. Talvez essa seja uma boa maneira de começar. Pense primeiramente em que vida você leva. Você curte sair a noite? Faz faculdade? Trabalha em escritório? Curte praticar exercício? Todas as coisas vão influenciar em como você lida com a roupa.

Eu passei por uma fase em que eu tinha trocentos sapatos de salto quando não usava nenhum deles. Primeiro porque eu nem gostava tanto de salto assim. Segundo porque eu não tinha aonde usar. A vida que eu levava, os lugares que eu frequentava não tinham espaço para aquela sandália de salto agulha com pedraria.

estilo-proprio

>>>> Só compre o que te representa

Já perceberam a quantidade de peças de roupa que compramos e que não têm nada a ver com a gente? Posso citar como exemplo a sandália de pedraria que eu citei agora a pouco. Junto com ela, eu perdi a conta de quantas blusas coloridas, mini saias e calças ficaram paradas no meu guarda roupa porque elas não me representavam.

O que combina com a sua personalidade? Você é uma pessoa mega extrovertida e adora estampas? Gosta de expor o corpo com fendas e decotes? Não gosta de chamar a atenção e prefere cores sóbrias? Seja quem você é e não como você gostaria de ser. Pensa comigo: Aquele sneaker pode ficar perfeito no look daquela blogueira, mas nem combina tanto assim com você. Você gosta mesmo é de uma boa rasteirinha porque os pés ficam sempre fresquinhos. Comprar um par de tênis pra que então? Captou a ideia?

estilo-proprio

>>>> Não tenha medo de ousar

Tá se encontrando? Agora saia da sua zona de conforto! “Tá doida, fia? Falou que era só pra eu seguir o que eu sou, agora manda eu dar alok?” Exatamente. Ter estilo é estar em constante autodescoberta e a gente só descobre quando se permite ao desconhecido. Não estou dizendo pra você esquecer tudo o que aprendeu e recomeçar. Use seu guarda roupa para se propor coisas novas: Mangas do blazer arregaçadas, dobrar a barra da calça, meias estampadas à mostra… Pequenos detalhes de styling trazem novas propostas ao seu look.

A parte mais legal disso tudo? Quando descobrimos nosso próprio estilo, a gente se sente mais confiante em usar o que quisermos. Sabemos o que nos favorece e o que nos desagrada. No meio disso tudo, ainda dá pra praticar o consumo consciente e entender o que cada peça de roupa pode representar pra gente.

:::

E aí, prontx para entrar nessa jornada? Estarei aqui pra ajudar você com muitos posts inspiradores. Se você quiser que essa tag continue, clica no coraçãozinho ali embaixo ♥

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Bru, tbm sou da época de guardar um mnote de inspirações no PC.
    Eu ainda tô lapidando meu estilo, mas descobri que gosto de camisetas masculinas, com cores sobrias, calças jeans alto, n muito alto. Alpargatas pq é só enfiar no pé e sair.
    Mas tem dias que quero um vestidinho e sair que nem uma Barbie de casa, outro dia meu lado adolescente rebelde surge querendo algo mais rock misturado com o vintage.
    HAha em processo ainda.

    • Eu comecei a procurar um denominador comum em todos os meus looks, até nos mais destoantes! Daí eu percebi que eram as cores e os cardigãs. Investi fortemente nisso! ♥ Acho que descobrir o estilo é isso, experimentar.