O que é greenwashing e como não cair nele

Em tempos de mudança de hábito e consciência, existem algumas coisas que necessitam da nossa atenção. Uma delas é o greenwashing. Por isso, viemos contar pra você do que se trata e como evitar cair nele.

O que é greenwashing?

O greenwashing é um termo em inglês que significa “lavagem verde”. Ele é derivado do termo ‘brainwashing’, que quer dizer lavagem cerebral. Seguindo esse raciocínio, esse termo diz respeito ao comportamento de uma empresa, quando ela tenta enganar o consumidor levantando o discurso de que ela ou o seu produto é ético, ecológico ou sustentável.

Isso funciona, marketeiramente falando, quando a empresa mascara seu produto, dizendo que ele é sustentável, ecológico, com produção ética, quando na verdade não é. É comum observar empresas que praticam greenwashing dizerem que seus produtos são ‘naturais’ ou ‘não-tóxicos’ quando na verdade não são. É uma forma antiética de conseguir clientes engajados ao consumo desse tipo de produto. De lucrar em cima da preocupações desses clientes, quando na verdade eles evitam investir em áreas que exigem atenção e mudanças. É o lucro acima de tudo (já conhecemos bem esse discurso).

+ + + Leia também: Qual a diferença entre cosmético cruelty free, vegano, natural e orgânico?

o que é greenwashing

Como identificar?

Quantas embalagens de produtos vocês já viram com rótulos dizendo ‘puro e natural’, ‘gentil com a sua pele’, ‘feito com extratos de plantas e provenientes da natureza’? Tudo isso acompanhado de ilustrações de flores, folhas e uma embalagem verde. Depois você se depara com ingredientes nocivos dentro desses produtos, como por exemplo petrolatum, BHA, BHT, Parabeno e por aí vai.

Para identificar se aquele produto/empresa está praticando greenwashing, é necessário prestar atenção em algumas coisas. Uma delas, e mais importante na minha opinião, é sempre ler o rótulo. Principalmente quando estamos falando de cosméticos. É lá onde encontramos informações sobre os ingredientes dos produtos.

É muito comum vermos empresas anunciando ‘extrato da planta X’ em algum produto e ele ter um monte de químico em sua formulação, mas nem a sombra da tal planta que eles prometem na propaganda.

Desconfiem de embalagens com um apelo verde, ou de empresas – que nunca tiveram preocupações ambientais – lançando um produto que dizem ser ecológico. Pesquise. Questione. Se você vê ambiguidade no discurso, se ele for muito vago ou não específico, é greenwashing.

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Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

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