Uma das coisas que mais me chama atenção na trajetória de viver uma vida com menos impacto é nos responsabilizarmos pelos nossos próprios resíduos. Diminuir os produtos que vem em embalagens é super importante e essencial, mas como você tem lidado com o seu lixo orgânico. O número de sacolas dentro do contêiner de lixo orgânico é duas vezes maior do que o do lixo reciclável. Todo esse lixo vai dentro de sacolas plásticas para lixões e aterros quando, na verdade, podemos lidar com esses resíduos orgânicos de uma outra forma: Compostando-os. Mas o que é isso? E porque devemos fazer compostagem?

O que é compostagem?
É uma forma eficiente de reciclar o lixo orgânico, ou seja, todo e qualquer resíduo que vem de origem animal ou vegetal, transformando-o em adubo que pode ser utilizado na agricultura e jardins. Este processo é realizado por microorganismos que estão presentes nesses resíduos, onde é necessário controlar a temperatura, umidade e aeração (compostagem anaeróbica). Uma outra maneira é compostagem através de oxigênio, calor e minhocas (compostagem aeróbica).
Por que devemos fazer compostagem?
60% do lixo que geramos é orgânico.
Devemos fazer compostagem porque quando esses resíduos são depositados em lixões, eles são responsáveis pela contaminação do solo, principalmente quando colocados em locais incorretos. A decomposição desse lixo gera gases tóxicos que contaminam os lençóis freáticos e colaboram com o efeito estufa. Isso sem contar com o desevolvimento de bactérias, vermes, fungos e pragas que transmitem doenças para a sociedade.
+ + + leia também: 9 dicas para ter um guarda roupa mais sustentável!
Como compostar?
Como expliquei antes, existem dois tipos de compostagem: A aeróbica e a anaeróbica. Se você vive em apartamento, na zona urbana ou se a sua casa não tem um quintal, a compostagem aeróbia é a melhor opção, já que ela permite que esse processo seja feito em composteiras domésticas (e sem cheiro ruim!).
Essa compostagem é realizada com minhocas, é totalmente higiênica e é um método muito utilizado por agricultores familiares. O resultado desta compostagem é o húmus, matéria que fornece ao solo nutrientes para as plantas, regula a população necessária de microorganismos e torna o solo mais fértil. Perfeito para a sua hortinha particular!
Se você adorou a ideia e tem interesse em ter uma composteira doméstica na sua casa, dá pra comprar uma na Bee Green, na eCycle, na Casa lógica e na Morada da Floresta.