Por que trocar o shampoo convencional por um shampoo sólido?

Vim aqui no blog porque eu estou passando uma fase de transição muito especial e eu queria compartilhar isso com vocês. Estou em transição alimentar para o vegetarianismo, tenho tentado diminuir os meus impactos no planeta e buscado alternativas para tornar isso mais palpável. Uma dessas mudanças foi substituir o shampoo convencional pelo shampoo sólido.

“Mas como isso influencia em todas essas suas mudanças, Bruna?” E por que substituir o shampoo convencional pelo sólido? A gente vai explicar tudo direitinho. Fica por aqui, vai valer a pena, eu prometo!

shampoo sólido
Shampoos sólidos da marca Trópica Botânica

O diabos que é um shampoo sólido?

Shampoo sólido é um produto em barra utilizado higienizar o cabelo. Ele pode, em termos técnicos, ser chamado de sabonete natural. É composto por óleos naturais que passam por um processo chamado saponificação.

Os shampoos sólidos naturais são geralmente formulados a partir da saponificação de gorduras e óleos, sendo compostos de sais de ácidos graxos (o sabão efetivamente, que funciona como sufactante e tira a sujeira) e glicerina (umectante e condicionante) que é obtida naturalmente durante o processo.

Por ser um sabonete natural, é possível utilizar ele tanto no cabelo quanto no corpo. Isso mesmo! Um shampoo sólido natural pode ser usado no corpo assim como um sabonete natural pode ser utilizado no cabelo. Só fiquem atentos aos ingredientes e propriedades do produto pra saber se ele é compatível com o que o seu cabelo precisa.

Qual a diferença do shampoo sólido do shampoo convencional?

O shampoo convencional leva uma série de substâncias. Entre elas, substâncias sintéticas e que são nocivas ao nosso corpo e a natureza (é só checar o rótulo e ver aquele monte de nomes complicados – Methylparaben, Imidazolidinyl, Methenamine…). O shampoo sólido é livre de todas essas substâncias nocivas porque é fabricado com ativos naturais, entre eles ervas, argilas, especiarias, óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, extratos de plantas…

Além de todos esses benefícios, a gente ainda se beneficia com as propriedades terapêuticas de cada ingrediente.

Tá, mas por que eu devo trocar o shampoo convencional pelo sólido?

Através dele, nós podemos praticar o consumo consciente, sabendo a composição do produto e tendo autonomia do que estará em contato com o nosso organismo. Também quebramos com toda uma lógica criada pela indústria da beleza, que é baseada no não conhecimento das formulações dos produtos que consumimos, e sim, na falsa necessidade que as propagandas criam no nosso inconsciente.

Um exemplo disso é quando vemos a quantidade de produtos no mercado, divididos por funções diferentes: Um creme pra pentear, um gel modelador, um spray térmico, um spray day after, um mousse pra penteados… Quando vemos, nossa prateleira está repleta de produtos facilmente dispensáveis.

Em termos de impactos ambientais, o shampoo sólido é um aliado. A maioria das embalagens dos shampoos sólidos causam menos impactos que os frascos de plástico dos shampoos convencionais (muitas são feitas de papel/papelão). Estamos falando de não descartar várias garrafas plásticas de shampoo que não são recicláveis, nem se decompõem fácil e que passará mais de 100 anos vagando por aí.

Outra vantagem do shampoo sólido é que ele também é muito mais econômico. Por ser em barra, a probabilidade de usar mais produto do que precisamos reduz consideravelmente. A minha primeira barrinha durou três meses ♥

Existem diversas marcas locais que desenvolvem shampoos sólidos naturais com muito carinho. Você pode comprar um produto vegano, feito artesanalmente sem exploração de mão de obra e que não são testados em animais. 

shampoo sólidoFoto: Frez

“Tem algo importante que eu preciso saber?”

– A escolha do seu shampoo sólido é igualzinho a como você escolhe o seu shampoo líquido. Conheça seu cabelo (ele é oleoso, ressecado, misto, cacheado?), saiba as necessidades dele e procure um produto que satisfaça essas necessidades.

– Tenha paciência. Seu cabelo vai levar entre 1 a 5 semanas pra se adaptar. Seja persistente. Deixe o seu cabelo se adaptar aquela nova maneira de lavar ele. Pesquise bastante os componentes ideais para o seu cabelo. Procure uma marca que você confia (indiquei algumas aqui). Vai valer a pena, juro.

– Meu cabelo é cacheado e eu não deixei de usar condicionador. É MUITO IMPORTANTE que você use condicionador liberado para Low Poo! Algumas marcas também fazem condicionador sólido, mas eu ainda não testei. Meu conselho é pra você ir com calma. Tire primeiro o shampoo convencional e veja como o seu cabelo reage. Algumas pessoas recomendam utilizar vinagre de maçã orgânico no lugar do condicionador, pra equilibrar o ph do cabelo. Eu ainda não testei, mas se eu testar, prometo contar pra vocês.

Assista o meu vídeo no Youtube falando sobre o assunto:

Você já utilizou shampoo sólido? Conta pra mim lá nos comentários!

 

F O N T E S :

O post Shampoos sólidos: Por que e Como Usar? da Fefa Pimenta.

O post ‘Como Usar Shampoo Sólido Saponificado na Rotina Capilar‘, da Trópica Botânica.

Author: Bruna Aureliano

Designer e criadora de conteúdo sobre estilo de vida consciente. Acredita que, para gerar transformações, é preciso compartilhar conhecimento. Vegetariana, adepta do minimalismo e canceriana com ascendente em aquário. Metade dela é sensibilidade e a outra é rebeldia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Vai fazer um ano agora no Natal que eu estou usando shampoo sólido, e estou amando. Meu cabelo nunca ficou tão bonito nem fizz tem mais. Meu cabelo é como o seu cacheado. Ele é 3a/bem e tem caspa, meu cabelo nunca ficou tão macio, brilhante e hiperdefinido. Este mês comecei com condicionador sólido e creme multifunctional natural. Meu cabelo está adorando. Agora só vou usar produtos naturais. Estou na transição dos produtos líquidos para low poo para produtos sólidos low poo. Este foi o primeiro mês que eu usei só produtos sólidos e meu cabelo está amando

    • É maravilhoso, não é? Uma coisa que mudou muito no meu cabelo era que eu precisava fazer hidratação toda semana e faz vários meses que meu cabelo não precisa mais. Eu amo muito! ♥

  • olá, tenho uma loja de produtos naturais, artesanais e veganos. procuro fazer algo justo e acessível. Iremos lançar uma linha de shampoo e condicionador sólido. amei suas informações. gostaria fda sua autorização para publicar essas informações no nosso intagram!! @isaferraroartesanal