‘Vegano‘, ‘cruelty free‘, ‘natural‘ ou ‘orgânico‘. Com a busca de um novo modo de consumir cosméticos, tem se tornado cada vez mais recorrente encontrarmos esses termos nos rótulos dos produtos. Mas você sabe a diferença que existe entre esses quatro termos? Pra te ajudar, viemos desmitificar cada um deles pra que fique mais fácil na hora de você comprar melhor e mais consciente.
+ + + leia também: 6 marcas de maquiagem cruelty free e fáceis de encontrar
Cruelty Free
Cruelty Free é uma expressão em inglês que significa ‘Sem Crueldade’. Um produto é cruelty free quando ele não é testado em animais antes de ser colocado no mercado. Apesar desse produto não ter sido testado, isso não significa que ele não tenha em sua composição algum ingrediente de origem animal. Um produto pode ser cruelty free, mas não ser vegano.
Vegano
Um produto é vegano quando, em sua composição, não existe nenhum tipo de ingrediente de origem animal como: mel, cera de abelha, colágeno, albumina, carmim e gelatina, entre outras. O que a gente tem que tomar cuidado é que um cosmético natural não é necessariamente natural. Mais do que isso, é possível que seja totalmente sintético e continue sendo vegano. Esse tipo de problema abre muitas portas, por exemplo, para o greenwashing.
Cosmético natural
Para um cosmético ser considerado natural, ele precisa ter em sua composição 95% de matéria prima natural. Os outros 5% podem ser matérias orgânicas ou sintéticas, desde que esses ingredientes sintéticos não sejam Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone – todos bem prejudiciais pra saúde e meio ambiente, gente! Infelizmente, aqui no Brasil não existe uma regulamentação sobre a quantidade de ingredientes que precisa ter para um produto ser considerado natural, então rola do produto ter um ingrediente natural e vários outros sintéticos como BHA ou Parabeno e ser vendido como natural porque o marketing está aí pronto pra enrolar a gente. Nesse caso, o ideal é sempre LER O RÓTULO!
Cosmético Orgânico
É um cosmético produzido com matérias primas certificadas e com base na sustentabilidade. Para uma matéria prima ser considerada orgânica, ela precisa ser plantada/colhida sem o uso de agrotóxicos e agentes químicos. Ou seja, nada de agressão ao meio ambiente. Esse cosmético precisa receber a certificação de empresas como Ecocert, IBD, Natrue e USDA. A regra é que a concentração de ingredientes naturais seja entre 30% a 95%, além da água. A lista de ingredientes proibidos na formulação do cosmético natural também é válido aqui.